terça-feira, 3 de dezembro de 2013

TERÇA, 3 DE DEZEMBRO DE 2013








NATAL DOS SONHOS




Foi aberta oficialmente no domingo, dia 1º, a 2° edição do Natal dos Sonhos de Torres. O evento foi realizado no Largo da Lagoa do Violão. Crianças e adultos foram encantados pela presença do Papai e Mamãe Noel que chegaram no local cercados por seus ajudantes. A animação do espetáculo chegou ao ápice com a distribuição de bolas para as crianças.
A abertura foi iniciada pelas apresentações artísticas das escolas do município com temáticas natalinas. Logo em seguida, foi a vez das senhoras do grupo de Harpas e Violões de Lajeado emocionarem o público com uma reflexão musical do espírito do Natal.
--
A noite foi embalada com o som da Banda Rolle, Banda Madame Batuque, Banda Brother Trio e da Banda WE3+.
--
O Natal dos Sonhos é uma realização do Sindilojas, Núcleo dos Comerciantes da José Bonifácio, Barão do Rio Branco e Praça XV de Novembro, com o apoio da Prefeitura Municipal de Torres, do SESC, das escolas, CDL e Presídio Feminino de Torres. A programação “Natal dos Sonhos” se estende até 6 de janeiro com diversas atividades em diferentes locais.

-----

OBSERVATÓRIO
DO MORRO DA BORÚSSIA

Após quatro meses de intensas atividades que incluíram saraus, oficinas e pesquisas, será lançada no próximo dia 14 o site do projeto cultural “Observatório do Morro da Borússia: sensibilidade e lugar”. O evento de confraternização acontece, às 17 horas, na Casa de Cultura Érico Veríssimo, em Capão da Canoa (avenida Flávio Boianovski, 789).
Na mesma data será realizada, entre 10 e 17 horas (com intervalo para almoço) uma Oficina de Informática com a professora Débora Dutra, responsável pelo projeto e design do site. A ministrante falará sobre princípios, programação e usos de ferramentas de compartilhamento de índices culturais como o observatório, entre outras possibilidades. A oficina tem entrada franca e é dirigida a produtores e agentes culturais, pesquisadores, agentes comunitários, estudantes e interessados em criar plataformas na internet.
Logo após a realização da oficina será apresentado ao público o conteúdo do site, seguida de uma confraternização com os presentes.
--
O site é resultado de um trabalho em equipe coordenado pela artista e professora Maria Helena Bernardes, presidente da Associação Arena de Arte e Cultura.
O internauta encontrará no Observatório informações, textos, ensaios e imagens sobre o litoral norte gaúcho, sua conformação histórica, geográfica, cultural e artística, história de seu povoamento, peculiaridades, hábitos, costumes e festividades, bem como referências historiográficas e bibliográficas.
O projeto
O “Observatório do Morro da Borússia: Sensibilidade e Lugar” contempla as sensibilidades (expressões culturais, tradições religiosas e festividades, entre outras formas de sociabilidade) que caracterizam as comunidades do Litoral Norte do estado, especialmente, aquelas situadas entre as encostas da Serra do Mar e o Oceano Atlântico.
O projeto é uma parceria entre a Associação Arena de Arte e Cultura e a Cida Cultural, com o financiamento do Pró-Cultura RS - Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e apoio do Corede Litoral Norte, Unisc – Capão da Canoa, Prefeituras de Osório e Capão da Canoa e Associação de Estudos Culturais-Osório/RS (AEC).
Curta a página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/observatorioborussia
Mais informações: www.observatorioborussia.org.br ou pelo telefone (51) 8186-0571.

-----

RECUPERAÇÃO DE GUARITAS

A Prefeitura de Xangri-Lá iniciou o conserto das guaritas usadas pelos salva vidas. O trabalho é feito por uma empresa que usa o espaço para publicidade.
A recuperação começou na divisa com Capão da Canoa e seguirá até Rainha do Mar. Tudo pronto antes do início do veraneio.
Xangri-Lá tem 25 guaritas, divididos nos seus mais de 10 km de extensão de praia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário