quarta-feira, 8 de maio de 2013

20 DE MAIO DE 2013



Os municípios relacionados aí em cima são os cobertos pelo Litoral Norte RS. É claro que o noticiário das praias que integram estes municípios - de Balneário Pinhal a Arroio do Sal - estarão sempre aqui, desde que me repassem as informações. Por isso é fundamental a COLABORAÇÃO de todos. 
--
As atualizações do Litoral Norte RS são feitas durante todo o dia.
--------------------------------------------------------------------------------


NU COM A MÃO NO BOLSO!!

Há uns anos, estava numa dessas premiações de final de ano, que contemplava empresários que se destacaram na exportação, quando um dirigente de uma grande companhia de navegação subiu ao palco para receber o troféu. Agradeceu, falou do desempenho da empresa e, antes de encerrar, demonstrou a sua desilusão com o futuro:
- Nós, aqui no Rio Grande do Sul, estamos quase fora do Brasil, lá para cima não nos consideram, mesmo. Tanto é que os jornais das redes de TV raramente mostram como está ou poderá estar o tempo nos próximos dias.
Todos riram, mas sempre me lembro das palavras do executivo.
--
Aqui no Rio Grande do Sul muito se fala sobre o abandono da chamada "Metade Sul". Dedicada, basicamente, a agricultura e pecuária, o desenvolvimento da região, se comparado ao Norte, é pífio. De brincadeira, se diz até que o bom dos municípios do Sul é a fronteira com o Uruguai e a Argentina.
--
E o Litoral Norte gaúcho?
O noticiário, no dia a dia, não é o mais favorável. Se lê, se ouve muitas notícias sobre tráfico e assassinatos, além do aparecimento de animais mortos nas praias. Sejamos honestos: pouquíssimas notícias positivas sobre os municípios do Litoral Norte.
Aí alguém pode lembrar dos meses de verão. Ok, mas o noticiário restringe-se à praia onde a sucursal do jornal ou da TV está instalada. E só referem-se a janeiro e fevereiro, como se nos meses seguintes os municípios parassem de "funcionar".
Lembre-se que nos noticiários sobre o tempo raramente a região litorânea é contemplada com alguma previsão - a não ser quando um temporal faz estragos.
--
Litoral Norte RS vai ser um instrumento não apenas para quem vive na região, mas para os veranistas e para todos aqueles que possam se interessar por esta bela e extensa costa gaúcha, com todas suas atrações e infraestrutura.
Um instrumento de propagação de notícias, debates e possíveis articulações.
Reivindicações, quem sabe.
--
Vamos apostar nesta ideia?

-----

MUTRETA AMBIENTAL ATINGE LITORAL!!

Em cheio!!
A impressão que dá é que até um estagiário da Polícia Federal descobre as mutretas que aconteceram no Litoral Norte, nas tais licenças ambientais. Qualquer leigo, ao passar pela Estrada do Mar, tem a sensação de que a sacanagem prosperou.
Olha isso:

Pego pela Operação Concutare, Mattos'Alem Roxo será chamado ainda em maio para prestar depoimento ao Ministério Público Estadual. O geólogo e servidor da Fepam é acusado de integrar esquema de liberação irregular de condomínios fechados no Litoral Norte.
Ele esteve à frente do escritório da Fepam na região entre 2006 e 2011. A Zero Hora diz que Roxo e sua mulher, Adriane Venzon Thomas, estão no foco do MP desde 2008. Segundo o promotor Ricardo Herbstrith, ambos atuariam em conjunto: proprietária da empresa Ambar Geologia, Adriane seria responsável pela elaboração de relatórios de impacto ambiental e laudos técnicos de empreendimentos imobiliários a serem instalados exatamente na região fiscalizada pelo marido.Roxo teria licenciado, de forma irregular, 16 condomínios no Litoral Norte. Todos eles utilizaram os serviços da Ambar, segundo o MP. Peritos da Divisão de Assessoramento Técnico do MP afirmam que os projetos receberam aval da Fepam mesmo com irregularidades.

-----

POLÍCIA NA ESTRADA DO MAR??!!

O Jorge Loeffler (www.praiadexangrila.com.br) é quem escreve - as fotos também são dele:


Essa rodovia, RS 389, nem mesmo acostamento tem. Foi construída no Governo Simon para facilitar o acesso do veranista ao litoral norte. Por questões de estrutura ela foi vedada a veículos pesados (caminhões etc.), mas como tudo nesse país houve o “jeitinho” e assim o DAER oficialmente começou a vender permissões a caminhões.
Duplicada a BR-101 de Osório a Torres essa será breve pedagiada.
O DAER que a mim não surpreende faz poucos meses liberou o tráfego de caminhões com até VINTE E TRÊS TONELADAS. 
Por certo quando ocorrer o pedágio na BR-101 no trecho Osório/Torres obviamente que a Estrada do Mar será tomada por caminhões e aí por certo muitas vidas serão ceifadas, pois uma família durante o veraneio num carro com motor 1.0 e cujo condutor já esteja cansado de rodar atrás desses caminhões irá arriscar ultrapassagem sem o motor com a força necessária. Por certo quem viver verá.
No iníciode maio, no período da manhã, fui a Torres e no horário do almoço estive em Arroio do Sal para saber da tramitação do IP que investiga o acidente que ceifou quatro vidas envolvendo um ônibus que transportava estudantes da Ulbra e um caminhão, isto depois do ônibus haver atropelado uma vaca que passeava sobre a pista de rolamento. Depois disto retornei a Torres e ao final da tarde retornei para Xangri-Lá. De Torres para cá trafeguei na BR-101, bem mais segura por que duplicada.
No período da manhã colhi algumas fotos que demonstram que a Estrada do Mar fora do veraneio é DESPOLICIADA.
As fotos falam por si.






-----

RUY GESSINGER E O NOSSO MAR!!

Será que me engano ou nos últimos anos o mar azul e calmo se transmudou de Santa Catarina para o Litoral Norte do RGS?  De há muito não vejo aquele " chocolate". Até quando o mar está revolto, as cores são o azul e o branco.
A cada mês que passa aumenta de 50 kms o trajeto entre P. Alegre e minha fazenda. Permanecer lá é prazeroso; o trajeto me é penoso. Ao revés, os 90 minutos que me separam de Xangri-Lá são feitos num zás, com uma autoestrada deslumbrante.
Sempre venho às sextas-feiras e só me vou na segunda, isso se tiver um compromisso.
Aos poucos vou descobrindo os círculos impressentidos para um observador descuidado. Há a turma do pão quente às 7h30min no Avenida; os pescadores das 5 ou 6 da manhã; os caminhadores, os tenistas.
O mar nunca é o mesmo ( sim, é um truísmo). Ali estão reunidas gotinhas de água de todas as partes da Terra. Ali está a mãe de todas as mães da Natureza.
Sejamos silenciosos, respeitosos e prudentes ante o mar.
(Ruy Gessinger é desembargador, fazendeiro e comunicador. Edita o http://ruygessinger.blogspot.com.br/)



-----

DE DAR DÓ

Os canis de Osório e Tramandaí parecem mais lixões.
Aliás, tem lixão que é melhor organizado.
--
Aliás, é preferível que os cães fiquem mesmo nas ruas.
Pelo menos podem batalhar por água limpa e alguma comida decente.
--
OPA!!
Vi no site da Prefeitura de Osório umas fotos bem legais do Canil Municipal. Está sendo totalmente reformado e os cães já estão em baias novas.
Qualquer hora apareço por lá para ver.
Reclamam muito da qualidade da ração - em Tramandaí é a mesma bronca.

-----

DESAFIO LEGAL!!

Na edição 2013 do Dia do Desafio, promovido pelo SESC, no próximo dia 29, Tramandaí vai se confrontar com San Andrés Villa Seca, da Guatemala.
As disputas foram definidas por meio de sorteio, cujo critério é garantir que os adversários sejam municípios com número semelhante de habitantes.
O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.
O vencedor será aquele município que mobilizar a maior percentual de pessoas em relação ao número de habitantes. Aqui no Estado participam 489 cidades.
Mais informações na Unidade do SESC em Tramandaí, ou pelo (51) 3684.3736.

-----

CONVITE

O Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Capão da Canoa convida a comunidade para a 2ª Conferência Municipal da Cultura, que será realizada no próximo dia 29, quarta, às 13h30min, na Casa de Cultura Érico Veríssimo.

-----

GRANA EM BOA HORA!!


Já imaginou? Um projeto de reestruturação da Orla de Tramandaí!! Está na briga  o deputado federal Alceu Moreira, do PMDB, que já se reuniu com o secretário nacional de Políticas para o Turismo, Fábio Motta.
Atendendo a pedido do prefeito Edegar Rapaki e do secretário de Planejamento Gabriel Souza, o deputado explicou a importância da obra, estimada em R$ 2 milhões, visto que o município tem no turismo um dos pilares da economia local.
“Estamos lutando pela expansão do turismo no litoral, o que traz mais desenvolvimento para nossas cidades e para nossa gente”, explicou Alceu Moreira.
--
Será que vão mesmo terminar com as ruínas do chamado "Terminal Turístico" de Tramandaí e todo aquele entorno, que mais parece um favelão de novela da Globo?
--
Olha aí embaixo como é esta "atração turística" de Tramandaí:







-----

SÓ UM DETALHE

Site da Câmara de Vereadores de Xangri-lá não é atualizado desde março de 2013.

-----

FORA DO AR

Desde a sexta, dia 17, está fora do ar o site da Prefeitura de Arroio do Sal.
Hackers fizeram o "serviço".

-----

DOIS SITES/BLOGS LEGAIS!!

www.previdi.com.br
http://www.piadinhas-do-dia.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa do blog.
    Ganhou um leitor.

    ResponderExcluir
  2. Grande lance e desejos de muito sucesso nesta nova jornada.

    ResponderExcluir